Amor não é sinónimo de dependência

29 Jan
new-year-324Sou uma mulher bastante independente e mesmo quando assumo uma relação amorosa faço questão de manter essa independência. E isto, porque partilho da opinião que amar não é viver em função de. A minha vida é primeiro que tudo minha, pertence-me, e todas as decisões devem em última análise ser tomadas por mim.
É claro que em qualquer relação social há concessões a fazer, opiniões a ouvir, certos sapos a engolir, e influências a aceitar. Mas daí a cedermos o controlo de algo que é puramente nosso a outrem, há uma ponte muito grande. Porque, quer queiramos quer não nascemos sós e morremos sós.
Por isso mesmo acho ridículo as relações em que os casais não se largam, onde vai um também vai o outro (só se separam no wc), e onde não há qualquer mistério, qualquer sensação de novidade.
Logicamente que este tipo de relações, aquando o seu fim, provocam nos intervenientes angústias e amarguras de difícil sanação. E isto porque não havia mais vida para além daquela pessoa.  Os amigos, anteriormente postos de parte em detrimento da “tal” pessoa, entretanto também já se afastaram e encontraram outras pessoas com quem partilhar alegrias e tristezas.
Portanto, é de facto perigoso viver em função de. Perigoso em todos os sentidos, designadamente no de desenvolvimento da identidade pessoal e da personalidade.
Podem estar a perguntar-se porque resolvi agora falar nisto, por isso passo a explicar:
Em primeiro é uma situação que no geral me choca bastante. E em segundo porque estou a ser afectada indirectamente por uma situação destas.
Destarte, convém  ter cuidado nas relações amorosas. Apesar de dar o máximo de mim em todas as relações sociais importantes e especiais  que travo, exijo respeito e espaço.
 Pois só assim sei ser feliz. E só assim consigo fazer o outro feliz.
 
Retrato: Auto-retrato L.R.2009
 
  
Express yourself!

