A honestidade compensa, eu acredito.

15 May
Quando conhecemos alguém com quem simpatizamos dá-se uma reacção bem boa dentro de nós. Apetece-nos absorver mais da pessoa, do que ela pensa, do que ela gosta, do que ela não gosta, do que a faz rir, dos traumas que sofreu, enfim… Independentemente de ser homem ou mulher.
Os primeiros contactos tendem a ser bons, o que nos faz ansiar pelo próximo café, almoço, ou saída. Esperamos o seu telefonema mas contentamo-nos com uma mensagem, como se estivéssemos à beira da morte e só aquilo nos pudesse salvar.
Contudo muitas vezes as pessoas não mostram logo o que são, mas sim o que gostariam de ser. E ninguém consegue discernir o verdadeiro “eu” que está do outro lado sem tempo. O tempo é essencial para conhecer verdadeiramente uma pessoa, digam o que disserem. Para ver como ela reage às situações, para saber se a amabilidade é duradoura, se as discussões são dentro dos contornos da mesma amigáveis, entre uma parafernália de outros elementos.
Seja como for, acho essencial que cada um de nós seja o mais honesto dentro dos possíveis. Mesmo que essa honestidade nos trace um pouco menos coloridos ou fantásticos. Esta foi decerto uma das maiores lições que levo desta vida. E a sua aplicação fez, e faz todos os dias, de mim uma pessoa melhor.
Posso estar errada mas nunca me arrependi de ter sido transparente nos meus contactos humanos.  Perdi algumas coisas, perdi algumas pessoas, mas se assim foi é porque de facto não mereciam estar na minha vida. Viver uma mentira pode até ser mais fácil que enfrentar uma verdade. Mas o peso que se carrega não compensa, de todo.
É óbvio que muitas vezes temos que omitir qualquer coisa, ou até proferir uma mentira inofensiva. Todos o fazemos.
Mas nas coisas que realmente importam vale a pena sermos nós próprios . Pelo menos eu acredito nisso. E ainda não me arrependi.
15 Responses to “A honestidade compensa, eu acredito.”

  1. Mona Lisa Friday 15 May 2009 at 09:43 #

    Parece-me que tens toda a razão…O problema é que só com o tempo é que percebemos se os outros também estavam a ser verdadeiros, porque há muita gente que insiste em passar uma imagem que não corresponde à realidade.É triste ver estas coisas, mas enfim..beijinho

  2. Poetic Girl Friday 15 May 2009 at 10:02 #

    Também penso como tu… embora ache que tenha tendência de por vezes demonstrar demasiado o que sou. Entrego me facilmente e tenho a ilusão que todos são como eu. E por mais pontapés que leve nunca mais aprendo. è mesmo defeito de fabrico. beijocas

  3. maria Friday 15 May 2009 at 11:47 #

    Sem dúvida que tens razão.. Porque a mentira, mais cedo ou mais tarde descobre-se…

    beijinho.

  4. Canto Definido Friday 15 May 2009 at 12:06 #

    Já fui pontapeado vezes sem conta por revelar demasiados pormenores acerca do meu verdadeiro “eu”, é o que dizes…nem todos são o que aparentam ser, quando acabam de obter tudo o que querem aproveitam-no para nos deitarem a baixo, é pena… não compreendo que prazer conseguem enquanto magoam os outros…

    Texto interessante, tento praticá-lo, mas ultimamente prefiro aguardar até perceber como funciona a outra pessoa… são poucos mas bons os frutos que vou colhendo pelo caminho 😉

  5. Pepper Friday 15 May 2009 at 13:58 #

    Assino por baixo…

    MESMO!

    Beijos

  6. Laetitia Friday 15 May 2009 at 20:50 #

    Canto definido concordo contigo. Depois de nos terem magoado é sempre mais difícil voltarmo-nos a entrgar totalmente, pelo menos não antes de saber o que está mesmo do outro lado.:)

  7. GB Friday 15 May 2009 at 22:40 #

    A alma não tem segredo que o comportamento não revele…”
    Umas vezes perde-se, umas vezes ganha-se. É assim a vida, mas nunca deixemos de ser o que somos.

  8. El Macho Men Tuesday 17 November 2009 at 00:27 #

    Eu acho que esse canto definido é gay.
    mas daqueles bem gay mesmo, aqueles que dao o boco todo o dia, e gostam ainda!
    bando de EMO!
    _|_
    Putao
    🙂

  9. Canto Definido Tuesday 17 November 2009 at 00:32 #

    El Macho Men, é um convite? 😉

  10. Laetitia Tuesday 17 November 2009 at 00:39 #

    El Macho Men, e tu pelos vistos tens ares de garanhão. Engano-me?

  11. Ricadinho Tuesday 17 November 2009 at 23:39 #

    El Macho Men, achei vc Muito Abil com as Palavras , Queres marcar um encotro as escuras? Meu NEGOO !! 😉

  12. Ricadinho Tuesday 17 November 2009 at 23:40 #

    El Macho Men, vc conquistou meu tico 😉 _|_

  13. Ricadinho Tuesday 17 November 2009 at 23:44 #

    MEu Macho Men Só meu ; ) ..

  14. Paulão Tuesday 17 November 2009 at 23:54 #

    Ei Ricardinho lague a mão do Macho Men o Tico dele é só meu, e seu boco tmb né macho men? bjo minah preta até de noite 😉

  15. tiuroy Tuesday 17 November 2009 at 23:54 #

    ei ricardinho …. que nome sexi que vc tem…..

Express yourself!

