Se eu mandasse…

1 Jul
Ando tão farta de ouvir reclamar da história da devolução do dinheiro das bolsas que tinha mesmo que me pronunciar.
Há pessoas, e provavelmente todos conhecemos alguém assim, que têm bolsa de estudo mas vão de carro para a faculdade. Que recebem dinheiro do Estado para estudar, mas que em vez de o gastarem em livros gastam-no no bilhete geral da Queima, e em cervejas e afins todo o ano. Algumas dessas pessoas, as tais que recebem dinheiro do Estado para estudar, levam cinco, seis, sete anos para fazer um curso de quatro. Provavelmente se estivesse a receber dinheiro para me pavonear também não tinha grandes preocupações em estudar. Afinal qual a pressa de terminar o curso se isso implica deixar de receber dinheiro que até dá jeito para a gasolina ou para umas idas ao NB, quiçá aos festivais de verão agora que o tempo aquece? O regime das prescrições, é certo, veio ajudar nalguma coisa, mas não me parece que o suficiente.
É óbvio que conheço pessoas que recebem bolsa e que o merecem. Que são trabalhadoras, dignas de admiração.
 Mas se eu mandasse por cada cadeira a que o beneficiário chumbasse ou deixasse de fazer porque não lhe apeteceu, haveria uma penalização no valor recebido. Ou então opcionalmente poderia ter que devolver uma parte do valor quando estivesse a trabalhar. É que conheço tantas, mas tantas criaturas, que andam ali a engonhar, que se metem no núcleo e na AAC à procura de tacho, que reclamam de tudo e fazem de tudo menos o que devem que é estudar, que me impressiona. E adivinhem… a maior parte recebe bolsas chorudas.
É que, verdade seja dita, o Estado não tem que ser pai de ninguém, muito menos de mandriões. Para as pessoas que se esforçam à brava existem as bolsas de mérito e os prémios académicos. Isso sim é uma aposta no futuro do país.
Advertisements

Express yourself!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s