A saga dos passaportes

2 Aug
Algo tão curriqueiro como renovar o passaporte transformou-se, nos dias que correm,  numa tarefa digna de nota. Ora que, além dos nada convidativos 65 euros – que na óptica do Estado se há dinheiro para viajar então o que são uns míseros (?) euros de dois dígitos em prol do bem estar comum – eis que o sistema está desde ontem em baixo. O que, em traços gerais, significa que não estão a ser emitidos passaportes. Pelo menos não por cá. Hoje passei umas horas valentes no Governo Civil ( é claro que primeiro dei uma de anta e fui à Loja do Cidadão, pois pensei já terem competência para emitir passaportes), com mais uma carrada de gente em idêntica condição. É óbvio que tive que pedir o livro de reclamações, bolas. Quem me estava a atender até agradeceu, pois ao que parece o sistema central deveria achar que talvez fosse um boicote típico de Agosto, por parte dos funcionários dos Governos Civis. E nisto sou obrigada a frisar a inércia dos cidadãos em geral. Dizem-lhes para esperar e esperam com uma passividade impressionante. Podiam ficar lá até à noite sentadinhos ou a criar umas horrorosas dumas varizes, que não eram capazes de reclamar. Apenas grunhidos entre dentes de que é sempre a mesma coisa. Porque será, hum? 
 Seja como for, fértil como a minha imaginação é, toda a situação me soou a conspiração do Estado para nos reter a todos neste país à beira mar plantado.  Algo a forçar a prática do tão badalado slogan faça férias cá dentro. Teorias da conspiração à parte, a verdade é que pouco depois de almoço me ligaram com a boa nova. Alviçaras que já há sistema.
Ainda não fui lá, que a minha vida não se desenrola propriamente em função da agenda do Governo Civil, mas conto que amanhã será o dia. Vamos lá ver se o computador se aguenta. É que aquilo antevê-se frágil que é uma coisa louca.

 

Express yourself!

