Clones e coisas que tais

10 Jul
Há coisa de uma semana acabei “O Terceiro Gémeo” do Ken Follett. O livro é bastante bom, à semelhança de todos os outros que já tinha lido dele, mas fez-me pensar mais do que os outros. E quem gosta destas coisas das leituras sabe como é bom um livro ter a capacidade de nos fazer reflectir sobre algo.
Isto porque a obra aborda o tema da engenharia genética e da clonagem. Um tema que me desperta um interesse imenso. Não sou cientista, mas por momentos gostava de ser só para perceber um pouco mais de ADN e que tais. Por escolha segui Direito, e também por escolha declarei guerra à química. O que faria de mim uma péssima cientista, mas faz de mim uma curiosa insaciável. 
E isto faz-me indagar se já não andará por este mundo alguém clonado. É claro que se levantam problemas éticos, jurídicos, religiosos, um sem fim de problemas de todas as naturezas e mais algumas. Mas há tecnologia desde sensivelmente os anos 70 (penso eu, se estiver errada alguém de ciências que me corrija) que poderia permitir criar clones. Obviamente se andar por aí algum desconhecer-se-á. Mas isto leva-nos a outra questão: que rumo é que a humanidade irá tomar? Será que algum dia um maluco qualquer, qual Hitler da vida, se vai pôr a clonar alguém imperfeitamente perfeito na ambição utópica de uma humanidade perfeita?
Eu sei que penso demais. Mas realmente é um assunto que me faz questionar muita coisa. Por isso fica aqui a promessa de que se um dia ganhar no euromilhões contrato alguém para me ensinar química, e genética, e essas coisas. Ah, e física uma das disciplinas que, curiosamente, mais gostei na vida.
Express yourself!

