Sou branca e, por fim, conformei-me

13 Jul
Durante anos, quando chegava esta época do verão, tornava-me “obcecada” por ficar morena. O que para mim, que sou branca que nem cal, sempre foi uma tarefa a roçar o impossível, digna de guerra aberta contra a minha melanina. Sou daquelas que fica vermelha nos primeiros dias de exposição solar. E mesmo quando começo a ficar mais queimadinha nunca chego àquele bronze dourado que aparece em revistas e que vemos deambular, alegremente, pela cidade. Aquele que parece querer esfregar-nos na cara que jamais teremos a cor do ouro a sobressair-nos na pele. Felizmente o medo de ter cancro sempre falou mais alto, e a minha obsessão por protector solar sempre foi mais forte do que a vontade de ter três ou quatro tons acima.
Lembro-me de, num ano qualquer, chegar a ficar bem dourada. Dias de sacrifício a torrar ao sol. Dias? Não, corrijo. Meses de sacrifício. Porque apanhar sol é bom. Mas ficar ali tipo lagarto durante horas só a torrar não é assim tão bom. Sente-se a pele a queimar, parece que estamos a ser fritos, não me venham cá com coisas.
Ainda tentei os auto-bronzeadores, mas não gosto. Experimentei muitos das mais variadas marcas e ficava sempre às manchas quando tomava banho. Isso dava-me a sensação de que aquilo só me encardia a pele e tapava os poros. Acredito que haja com quem resulte. Comigo não. De todo.
Depois de tanto tempo de aventuras, em busca do bronzeado que teimou sempre em não querer nada comigo, conformei-me. É claro que gosto de ver pessoas bronzeadas (douradas, não cor de laranja a roçar o preto quais frangos assados da vida). É claro que fico ao sol quando vou à praia. Mas aquela necessidade de não respeitar os horários em que não se deve apanhar sol, só para ganhar mais umas horitas a torrar, acabou. A infelicidade de olhar para alguém bronzeado e sentir-me um e.t. também se foi. E gosto de pensar que as japonesas, que são lindas de morte, evitam o sol em excesso ao máximo, para conservarem uma tez branquinha.
Ainda gostava de ser morena. Mas hoje percebo que ser branca não é assim tão mau. E que, provavelmente, aos quarenta não vou ter a pele toda encarquilhada, em virtude do envelhecimento precoce que o sol a mais provoca. E pronto, tenho sempre os pós bronzeadores que dão um ar mais estival à pele. Ah, e o batom vermelho que, decididamente, fica melhor a pessoas brancas.
 
5 Responses to “Sou branca e, por fim, conformei-me”

  1. ann.dorinha Friday 13 July 2012 at 14:35 #

    Depende do tom do baton vermelho… 😉

  2. Liliana Friday 13 July 2012 at 17:16 #

    Olá Laetitia.
    Também sou assim, branquinha como a cal e tenho o cabelo escuro, o que antes não gostava nada. Confesso que o que mais me irritava era aquela “pressão constante” dos outros para ficar morena no Verão. Também tenho, obviamente, uma dificuldade enorme para ficar morena mesmo que vá à praia durante bastantes dias seguidos e depois as pessoas dizem-me “estás a precisar de ir à praia.” Ora, mas porquê? É obrigatório todas as pessoas terem um tom bronzeado? Ser-se branquinha também é bome diferente. E a verdade é que já tirei um sinal de uma mão porque podia tornar-se perigoso e hoje em dia tenho muita preocupação com o Sol e não me forço, só para ficar bem, a ficar morena.
    Beijinhos

  3. Audrey Sunday 15 July 2012 at 13:42 #

    Vamos formar um grupo:)
    Também já me conformei… De qualquer forma, nem com exposição abusada chegava a bronzear… “A mim o sol não me pega!” VERÍDICO!!!:) E agora que sou ruiva, tenho-te a dizer que ADORO ser branca e notarem-se as minhas sardas:)*

  4. Laetitia Sunday 15 July 2012 at 13:50 #

    Siiim. 😀 Vamos formar o movimento “sou branca e sou feliz”. 😀 Eu também ando numa de gostar do contraste da minha pele com o cabelo escuro.:D Acima de tudo acho que é isso mesmo que importa…gostarmos de nós como somos, não é?:D

  5. Joana Monday 16 July 2012 at 11:24 #

    Eu tb sou branquinhas mas mesmo n comentendo excessos, adoro ficar douradinha (visto que tb nunca fico mt mt morena)
    Digam o que disserem, ficamos com muito melhor ar.

Express yourself!

