Médicos de segunda?

1 Aug
Vi na televisão que uma universidade qualquer do país quer aderir a um sistema, na minha opinião manhoso, em que os estudantes de biomedicina (ou ciências biomédicas, chamem-lhe o que quiserem), após terem frequentado o terceiro ano, podem ir para uma universidade espanhola fazer umas cadeiras e umas provas de admissão, com o objectivo de serem reconhecidos como médicos. E isto a mim choca-me. Choca-me porque, e com todo o respeito, me parece que ninguém quer pôr a sua saúde nas mãos de biomédicos quando existem médicos. Eu, pelo menos, não quero. O curso de medicina é difícil e trabalhoso precisamente porque o que está em causa são vidas. São pessoas. Com isto não quero dizer que o curso de biomedicina seja fácil. Nada disso. Mas não é, com toda a certeza, direccionado para que os seus licenciados exerçam as mesmas tarefas que licenciados em medicina. Se assim fosse bastaria haver um curso, e uma pós graduação complementar.
Além de que, se eu tivesse que estudar até desfalecer para conseguir entrar em medicina, e depois ainda tivesse seis anos pela frente, sentir-me-ia injustiçada de saber que, supostos colegas, tinham conseguido o mesmo título em quatro anos. As coisas são como são. E sinceramente isto parece-me uma grande manobra ao sistema. É óbvio que, se o meu sonho fosse ser médica e não tivesse média suficiente, me iria sentir felicíssima de entrar em biomedicina numa privada e alguns anos mais tarde ver o meu sonho realizado. É normal. E não condeno quem aproveita a oportunidade. Condeno sim o sistema que permite uma coisa destas. A meu ver, uma pessoa que estuda biomedicina não pode exercer medicina. Mesmo que faça umas cadeiras do curso de medicina. Por alguma razão o curso tem uma estrutura, em que os alunos têm que fazer todas aquelas cadeiras. É que se começarmos assim, daqui a uns tempos temos alunos de solicitadoria a serem magistrados, técnicos de contas a ensinar matemática em universidades, e por aí.
4 Responses to “Médicos de segunda?”

  1. A Bomboca Mais Gostosa Wednesday 1 August 2012 at 22:36 #

    Ah pois. Também já me tinha chocado com esta notícia. Não tem jeito nenhum. Ainda por cima alunos de uma privada, onde se entra em biomedicina com a prova de português. enfim.

  2. Nuas e Cruas Thursday 2 August 2012 at 00:03 #

    Nossa que absurdo!!

    xoxo
    http://www.nuasecruas.com

  3. coqueluxos Thursday 2 August 2012 at 00:31 #

    Fiquei chocada tb Laetitia!!!

  4. Vanessa Thursday 2 August 2012 at 04:11 #

    Nossa :O
    agoratopronta.blogspot.com.br
    Beijos Vanessa

Express yourself!

