Inteligência

10 Aug
Há uns dias eu e a minha amiga amora-mais-que-doce falávamos, tecendo as já habituais teorias de café, por entre gelados e refrescos, sobre a inteligência. Dizia-me ela que uma das colegas de trabalho, embora amorosa e gira como tudo, é extremamente burra. Daquelas pessoas com quem dificilmente se consegue manter um diálogo. Daquelas com as quais uma pessoa se cansa só de tentar. E eu, que já me cruzei com várias pessoas assim – boas pessoas, sem dúvida, mas imensamente básicas – ousei logo admitir que, se fosse necessário e possível escolher, preferiria, sem qualquer hesitação, dever pouco à beleza. Sim, perante as duas possibilidades apresentadas de forma radical, eu preferiria ser inteligente, ainda que feia, a ser lindíssima e oca. É que se há coisa que prezo nesta vida são as conversas inteligentes. Decididamente é das qualidades que mais valorizo quando conheço alguém. E é, sem a mais pálida dúvida, das que mais aprecio, globalmente falando. Como poderia abrir mão dela em prol da beleza? É claro que ser bonito é fantástico. É óbvio que ter pessoas a elogiar-nos pela beleza sabe bem. Quem não gosta? Mas na vida a inteligência parece-me uma melhor arma. E uma qualidade sem preço.
Por isso, o melhor mesmo é ter das duas. É conseguir beber dos dois mundos. E nisso sinto-me, como a maioria das pessoas, privelegiada. Não sou um Einstein, tampouco uma Adriana Lima da vida, que não sou, mas sou inteligente o suficiente para manter diálogos interessantes, e bonita o suficiente para me sentir bem comigo própria e com o mundo. E, apercebi-me nos meandros da conversa, sou uma sortuda por isso.
3 Responses to “Inteligência”

  1. Saltos Altos Vermelhos Friday 10 August 2012 at 10:55 #

    Nem mais! 🙂

  2. Ana Friday 10 August 2012 at 11:03 #

    Entre uma e outra, também escolheria a inteligência. É muito mais útil 🙂

  3. A Bomboca Mais Gostosa Friday 10 August 2012 at 13:07 #

    Isso é óptimo 🙂
    E sim, também escolhia a inteligência.

Express yourself!

