Liberdade

13 Aug
No dia em que Fidel Castro faz 86 anos dei por mim perdida em pensamentos acerca da liberdade. A verdade é que, apesar de tudo, Cuba foi dos países mais bonitos onde já estive. Aquele povo merecia ser livre, depois do tanto por que já passou. Mas o mundo está ainda, infelizmente, repleto de lugares onde o conceito liberdade é um mero oásis. Da Rússia à China, da China a Cuba, não esquecendo os muitos países do médio oriente. Há tanta gente, tantas vidas, presas a ideais políticos falhados, a costumes retrógradas… Lembro-me da muçulmana que foi morta em praça pública pelo marido, acusada que era de adultério. Lembro-me das fotos dos castigos infligidos aos meninos chineses que um dia irão ser os ginastas daquele país, onde a prata não serve. E os exemplos são inúmeros.
Há tanta coisa ainda por mudar neste mundo. Não sou ingénua a ponto de pensar que algum dia haverá paz plena. Os jogos de interesses sobrepor-se-ão sempre. Mas sou idealista o suficiente para acreditar que um dia conseguiremos viver todos em liberdade. Não total, que isso por si só é, e será, contrário à imposição de vivermos em sociedade, mas quase.  
Enquanto o caminho se faz de passos lentos, vagarosos, agradeço viver num país democrático. Há tanta gente que se limita a dar a democracia como garantida… Eu prefiro valorizá-la todos os dias.
Advertisements

4 Responses to “Liberdade”

  1. Ana Monday 13 August 2012 at 12:26 #

    Infelizmente, o ser-humano ainda não evoluiu tanto como nos é dado a crer. Quem se julgam essas pessoas para privarem os outros da sua liberdade?

  2. Francesca Romana Capizzi Monday 13 August 2012 at 13:39 #

    I quote you word by word!
    Don’t Call Me Fashion Blogger
    Facebook
    Bloglovin’

  3. coqueluxos Monday 13 August 2012 at 13:54 #

    Infelizmente isso acontece muito… bjokas

  4. A Bomboca Mais Gostosa Monday 13 August 2012 at 14:03 #

    Concordo. E gostei muito 🙂

Express yourself!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s