Mudei-me para Marte

20 Aug
Tenho vindo a aperceber-me de que, hoje em dia, Marte está para nós mais ou menos como o Brasil estava para o Pedro Álvares Cabral em 1500. Parece completamente impossível irmos para lá, mas quando dermos conta já lá estamos metidos, a achar que encontrámos o paraíso. Bem sei que problemas não faltam quando se pensa numa mudança para outro planeta. E as questões, essas, insurgem-se aos magotes, reclamando a si o direito à desconfiança. Mas, enquanto escrevo este texto, há centenas de engenheiros aeroespaciais a trabalhar para que a ideia se torne possível. Para que o que parece uma maluquice de ficção científica seja real. E a verdade é que, ao fim ao cabo,não é assim tão difícil aceitar a ideia de Marte se tornar uma “colónia” humana. Não causa assim tanta estranheza se pensarmos na evolução que temos enfrentado ao longo dos séculos. Acredito que, num futuro menos longínquo do que pensamos, acabamos por ir lá parar. Primeiro numa viagem que demora seis meses, depois, com o avanço da ciência, numa que demora apenas dias. 
Ainda assim, confesso que provavelmente não me aventurava. Tenho uma relação muito grande de amor com a Terra para deixá-la assim, sem mais nem porquê. Mas os meus bisnetos possivelmente aventurar-se-ão.
O nosso planeta está a rebentar pelas costuras. Fizemos-lhe mal e, parece-me, vamos acabar por destruí-lo com a nossa ganância. Por isso não é assim tão descabido procurarmos alternativas. E possivelmente daqui a cem anos vai ser natural dizer “mudei-me para Marte”. Tão natural como agora dizer “mudei-me para o Brasil”.
One Response to “Mudei-me para Marte”

  1. Ana Monday 20 August 2012 at 16:09 #

    Tens toda a razão. O ser-humano não parece querer conhecer limites.
    Pergunto-me é se isso será bom ou mau… Quando é que se deve parar?

Express yourself!

