Anna Karenina

10 Dec
Anna_Karenina_Keir_2419226bHá alguns anos andava eu na casa dos dezoito, talvez dezanove, li o Anna Karenina do Tolstoi. Foi o meu primeiro livro de um escritor russo e isso fez dele especial. Isso entre muitas outras coisas, é certo. Sempre gostei de histórias de amor com uma pitada de tragédia pelo meio. O amor louco, sem medos, que quebra todas as barreiras, convenções, morais, que se garante a si próprio, sempre me fascinou. Pelo menos nos livros. Na vida real as coisas são um bocadinho diferentes. Afinal, deixar um filho por um amor que se revela apenas carnal tem muito pouco de fascinante na vida a sério.
Seja como for, quando a adaptação cinematográfica surgiu, com a Keira Knightley como personagem principal, fiquei em pulgas. Já sabem que a adoro, não é? Quinta feira não resisti e fui vê-lo. O filme está bastante interessante, e é curiosa a visão – um tanto arriscada mas ainda assim extremamente genuína – da sociedade russa como um enorme teatro onde todos, e cada um, têm o seu papel rigidamente definido. Onde cada um se limita a agir como é suposto, como deve ser.
A interpretação da Keira está excelente e o guarda-roupa, esse, é divinal. Muitos veludos, muitos brocados, muitos casacos militares, muitos pêlos de combate ao frio, muitos colares imponentes a fazer lembrar a trisavó com sangue de czarina, muitos apontamentos dourados… Muito Rússia, absolutamente. É fácil identificarmos muitas tendências desta estação, e isso, pessoalmente, fascina-me. Aliás, a Rússia fascina-me.
Não vou adiantar muito mais porque isso seria estragar-vos o filme. Mas posso dizer que vale a pena. Apesar de achar que poderia estar melhor, que os diálogos poderiam estar construídos de uma forma mais estruturada e conforme, entre outras coisas. Ainda assim, e se tiverem oportunidade não deixem também de ler o livro. Quanto a mim, fiquei com vontade de o reler.
 
2 Responses to “Anna Karenina”

  1. Ana Filipa Rodrigues Monday 10 December 2012 at 12:29 #

    Quero tanto ir ver esse filme…

  2. Peppy Miller Monday 10 December 2012 at 17:53 #

    Já esta agendado para ver esta semana 🙂

Express yourself!

