Comboio

22 Jan
Desde que sou um pingo de gente que gosto de andar de comboio. Gosto do balançar embalante do comboio nos trilhos, gosto de ver a paisagem a passar veloz, gosto de imaginar vidas para as pessoas que comigo partilham a carruagem. Talvez alguma dessa magia dos comboios me venha do Expresso do Oriente, e de toda a mística que o rodeava. Não é por acaso que um dos meus livros preferidos da Agatha Christie é o Assassinato no Expresso do Oriente.
É claro que os comboios de hoje nada têm que ver com os comboios de antigamente, embora parte da magia se mantenha. Ou pelo menos gosto de acreditar que sim, pese embora os traços de modernidade estejam presentes por toda a parte. Mas é também em nome dessa modernidade que confiamos na segurança deste meio de transporte. Só que, a segurança é um conceito tão fugaz quanto falível, já se sabe. E o que aconteceu ontem, o choque dos comboios aqui perto de Coimbra, é prova disso mesmo. Provavelmente, tal como acontece nos acidentes de aviação, não se tratou apenas de um erro isolado. Mas sim de um conjunto de erros que, encadeados numa diabólica perfeição, culminam em tragédia. Felizmente não houve vítimas de maior, o que só por si é uma boa notícia. Resta agora, às autoridades competentes, aprender com os erros. Perceber o que correu mal de forma a evitar acidentes futuros. Não é o que nos resta a todos, afinal?
Quanto a mim, continuo a gostar de andar de comboio. E nem com notícias destas, de lamentar obviamente, perco o encanto por aquele que, a par do avião, é dos meus meios de transporte preferidos. 
Advertisements

One Response to “Comboio”

  1. S* Tuesday 22 January 2013 at 21:18 #

    Fiquei arrepiada e dou graças a todos os santinhos por ninguém ter morrido.

Express yourself!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s