A geração tipo

29 Jan
No sábado enquanto via a Joana Ribeiro – actriz de que gosto muito, a propósito – no Alta Definição, apercebi-me de uma realidade que não gosto muito de enfrentar: faço parte da geração “tipo”. Daquela geração que usa a palavra tipo como muleta em tudo o que é frase. Tipo isto, tipo aquilo, tipo aqui, tipo acolá. Chega a ser irritante de tão patético. Mas tipo o quê?
Não me orgulho disso, e chego até a envergonhar-me, mas a verdade é que também eu já dei por mim a dizer tipo mais vezes do que gostaria de admitir. Há uns tempos escapou-me um tipo enquanto estava numa reunião profissional. Escusado será dizer que me penitenciei mentalmente um milhão de vezes. Não sei por que raio esta palavra pegajosa tende a dominar o vocabulário jovem. Desde queques a tatuados, o maldito tipo é o rei do diálogo (e até de alguns monólogos e pensamentos, convenhamos). Não sei bem o que as pessoas mais velhas pensam do tipo, que é um tipo que não deslarga, mas a julgar pelo olhar reprovador que a minha avó me lançou quando me ouviu a dizê-lo, só posso achar que não é nada de bom.
Isto tudo para dizer que, de há uns tempos para cá, tomei a decisão de declarar guerra aberta ao estúpido do tipo. Agora que me apercebi o quanto abomino como ele soa proferido pelos outros, quero aboli-lo, desenraizá-lo de mim.  Afinal, também sou a outra de alguém. E não, não quero pertencer a esse clã de tipos que a cada três palavras diz tipo. Arre!
One Response to “A geração tipo”

  1. Carla Pereira Thursday 31 January 2013 at 19:00 #

    Tive uma professora de Língua Portuguesa que cobrava 5 cêntimos cada vez que alguém dizia “tipo” na aula! Apesar de todos continuarmos a usar a expressão, certo é que ficámos mais atentos! (No fim do ano, devolveu o dinheiro!)

Express yourself!

